Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50547

Compartilhe esta página

Título: Um modelo de programação linear inteira mista com uso de soft constraints para priorização de pedidos no âmbito logístico: estudo de caso em uma indústria de bebidas
Autor(es): BORBA, Wesllen de Oliveira
Palavras-chave: Produtividade logística; Programação linear; Priorização de pedidos; Modelagem matemática
Data do documento: 28-Abr-2023
Citação: BORBA, Wesllen de Oliveira. Um modelo de programação linear mista com uso de soft constraints para priorização de pedidos no âmbito logístico: estudo de caso em uma indústria de bebidas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Em uma estrutura econômica apertada pelo aumento dos preços de insumos e taxas de juros, a busca pela competitiva nas organizações passa pela vertente do aumento da produtividade, com a manutenção ou redução dos custos atuais. Nesse sentido, a logística se encontra com um grande potencial de apoiar essa empreitada por estar próxima do cliente final e em toda cadeia de suprimentos. O enfoque está ligado na conexão entre algumas das principais áreas logísticas: armázem com gestão de estoques e carregamento de pedidos, planejamento com definição e análise das demandas e transportes garantindo que o produto chegue ao seu cliente final. Buscando apoiar a tomada de decisão o estudo propõe um modelo de programação linear inteira mista para alocação de pedidos no contexto de uma indústria de bebidas. A ideia decorre da percepção de oportunidade apresentada em como a pessoa designada para definir a ordem de carregamento dos pedidos e quais pedidos seriam carregados realizava essa tarefa, sendo de maneira não estruturada e baseada em sua experiência e conhecimentos empíricos. Com um modelo matemático estruturado, buscou-se entender o quanto a organização pode se beneficiar por mudanças de gestão que considere tomadas de decisões mais embasadas, considerando as restrições de sua realidade. Os resultados obtidos indicaram que utilizar um modelo matemático estruturado para o problema, pode contribuir para ganhos de produtividade em termos de horas produtivas, pedidos carregados e volume fornecido, sem a necessidade de aumentar custo por aumento de estrutura, mostrando o potencial que se pode atingir a partir disso.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50547
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Wesllen_V_Biblioteca.pdf921,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons